Ouvidoria 0800-642-4800

O Sistema Cresol


Entenda como funciona o Sistema Cresol

A Cresol Central é um Sistema de Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária que surgiu para oferecer, além de serviços financeiros, crédito, desenvolvimento, inclusão social e financeira com sustentabilidade institucional aos associados.

Concebido pelas organizações da agricultura familiar, o Sistema Cresol viabiliza, o acesso ao sistema de microfinanças para fomentar a produção, principalmente às pessoas excluídas do sistema financeiro.

Com sede em Chapecó, o Sistema Cresol Central possui 32 cooperativas singulares afiliadas, 105 Postos de Atendimento (PA's) e 5 Bases Regionais de Serviços. Conta com mais de 1000 colaboradores e diretores que oferecem atendimento a aproximadamente 500 municípios de pequeno e médio porte de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará.

O Sistema Cresol viabiliza o acesso ao sistema de microfinanças para fomentar a produção, principalmente às pessoas excluídas do sistema financeiro.

Conheça nossa missão, princípios e visão

Missão

Nossa missão é fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativa através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável.

Princípios

  • Democrácia
  • Articulação com os movimentos populares
  • Gestão pelos agricultores familiares
  • Transparência
  • Solidariedade e cooperação
  • Sustentabilidade Institucional
  • Descentralização
  • Honestidade

Visão

Ser referência no desenvolvimento local por meio do cooperativismo de crédito solidário, crescendo com foco na Agricultura Familiar, mantendo nossos diferenciais a partir do princípio da democracia, da profissionalização e do crédito orientado, para que possamos atender a todas as necessidades financeiras e de serviços dos associados. Oferecer um modelo de gestão eficiente gerando inclusão financeira e resultado aos Cooperados e às cooperativas de forma solidária e sustentável.

Nossos diferenciais

Somos uma cooperativa de crédito administrada pelos próprios associados, que se preocupa com ações sociais e sustentáveis, por isso incentivamos programas agroecológicos, o uso de energias renováveis e de bioconstrução. Temos também em nossa missão o desenvolvimento local sustentável, por isso estamos presentes em municípios agrícolas de pequeno e médio porte com baixa cobertura de instituições financeiras.

A Cresol também é uma instituição financeira amparada por Lei Federal, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, garantindo a segurança e confiabilidade dos Cooperados. Entre os nossos diferenciais está a preocupação com o desenvolvimento local com sustentabilidade institucional, além de possuirmos uma gestão diferenciada que promove a proximidade e a participação. Nós acreditamos que esses fatores potencializam a economia local e regional. Além disso, a Cooperativa ainda disponibiliza Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para auxiliar no desenvolvimento das propriedades e melhorias no trabalho dos associados.

Cada cooperativa, afiliada ao Sistema Cresol Central SC/RS, também possui um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal, um Comitê de Crédito e um grupo de Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cooperativo (ACDC) que visam ampliar o controle social e garantir uma gestão transparente e eficaz.

  • Somos administrada pelos próprios associados
  • Incentivamos programas agroecológicos, o uso de energias renováveis e de bioconstrução
  • Nos preocupamos com o desenvolvimento local
  • Possuimos uma gestão que promove a proximidade e participação

Como estamos organizados atualmente

Central
Base
Singular
Unidade

Membros da Diretoria e Conselhos da Cresol Central SC/RS

Rudemar Casagrande Diretor-presidente

Elias José de Souza Diretor Administrativo

Miguel Antônio Steffens Diretor de Controladoria

Braulio Zatti Diretor de Negócios

Rivaldo Ferron Diretor de Formação

Antônio Adílio dos Santos Conselho de Administração

Fabiana Pacheco Conselho de Administração

Jair Spinelli Conselho de Administração

José Antônio Mathias Ferreira Conselho de Administração

Leonor Backes Conselho de Administração

Sanin Ziger Conselho de Administração

Silvano Mohr Conselho de Administração

Valdir Magri Conselho de Administração

Maria Nadir Bratz Conselho Fiscal

Niclésio Gabiatti Conselho Fiscal

Romeu Both Conselho Fiscal

Elisandra Marinho Conselho Fiscal Suplente

Evandro Colett Conselho Fiscal Suplente

Miriane Moreira Conselho Fiscal Suplente

Receba novidades por e-mail