Ouvidoria 0800-642-4800

30 de Janeiro 2018 Cresol Central e parceiros organizam Seminário Sul Brasileiro para discutir Política de redução de agrotóxicos e Sistemas Agroflorestais

    Será realizado de 05 a 07 de março o Seminário Sul Brasileiro para discutir a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA) e Sistemas Agroflorestais. As agroflorestas e a agricultura sintrópica tem sido muito estudada nos últimos anos e sua implantação tem mostrado bons resultados com grande produtividade e grande retorno financeiro.  É nesta perspectiva que a Cresol traz o seminário e as oficinas de agroflorestas como nova possibilidade de prática agrícola sustentável.  Também será realizada a Feira Regional de trocas de sementes Crioulas.
     No dia 05 o evento será realizado no Complexo de Eventos Tabajara em Chapecó com quatro mesas de discussão. O primeiro tema será “PNARA, Saúde e Sistemas agroflorestais”; na sequência será abordado sobre “Conceitos, implantação e manejo agroflorestal”; “Agrofloresta: alternativa econômica, social e ambiental”; e “Análise Financeira na Implantação e Manejo da Agrofloresta”. Para este dia o público deverá chegar a 500 pessoas.
    Já nos dias 06 e 07 serão realizadas três oficinas sobre Implantação de Sistemas Agroflorestais com 20 vagas cada. As mesmas serão realizadas em Concórdia, Chapecó e Anchieta.
    O seminário, organizado pela Cresol Central SC/RS, juntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e apoio do mandato do deputado federal Pedro Uczai, foi um dos temas abordados na reunião realizada nesta segunda-feira (29/01), no auditório da Cresol Central, com o GT de Agroecologia – entidades Catarinenses que atuam com agroecologia.  Outro tema abordado na atividade foi o crédito para agroecologia tendo a participação dos colaboradores do crédito que tiraram dúvidas dos participantes e explanaram sobre as linhas de financiamento.
    O encontro trouxe à tona a necessidade de se realizar mais atividades formativas como lavouras experimentais, dias de campo e demonstrações de alternativas de tratos culturais com produtos orgânicos e de menor impacto que tem mostrado excelentes resultados de produção. As expressões dos participantes apontam ainda para o trabalho cada vez mais próximo entre as diversas entidades para a evolução e consolidação da prática agrícola sustentável.

 


 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail