Ouvidoria 0800-642-4800

08 de Janeiro 2018 Incentivo a alternativas que visam o social e ambiental

A Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec) em parceria com a Cresol Central SC/RS está executando o Projeto de Agroecologia que tem como objetivos fomentar o plantio de grãos orgânicos, ervas medicinais, frutas nativas com sementes diversificadas e crioulas e de forma agroecológicas, o incentivo a troca solidária ou o comércio justo de sementes.

E o fomento a utilização de fontes de energias renováveis como biodigestores, placas fotovoltaicas assim como a utilização racional dos recursos hídricos, construindo Unidades de Referências, e divulgação de linhas de crédito e serviços ofertados pela Cresol Central como o Pronaf Eco com taxas de juros de 2,5% ao ano e prazo de 10 anos para o pagamento.

No mês de dezembro foi implementada a meta três do projeto e a primeira experiência foi feita no município de Áurea, no Rio Grande do Sul. O objetivo é produzir gás a partir da fermentação de esterco de animais e matéria orgânica. Após a construção e início da produção de gás, em dezembro de 2017 foi realizada a instalação no fogão da residência. Além do uso em fogões domésticos, o biogás pode ser utilizado no aquecimento de água para limpeza de ordenhadeiras e substituição do chuveiro elétrico, diminuindo o consumo do produto convencional e gerando economia para as propriedades.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail