Ouvidoria 0800-642-4800

02 de Janeiro 2018 Primeira lavoura experimental de milho crioulo sem uso de agrotóxicos em Chapecó

Buscando encontrar alternativas para a produção orgânica, o Projeto de Agroecologia executado pela Coopertec em parceria com a Cresol Central SC/RS vem acompanhado algumas lavouras de arroz e milho crioulo e aplicando, em parceria com os agricultores, formas de manejo que possibilitem a diminuição ou a não aplicação de agrotóxicos. Uma das lavouras implantadas foi na propriedade de Olidemar Luzzi na comunidade de Rodeio Bonito, Chapecó. O plantio de milho crioulo foi realizado com sementes das variedades “Pixurum 5” e “Amarelão” e o manejo é feito com insumos de baixo impacto e defensivos biológicos.
A limpeza da plantação está sendo realizada com o auxílio de capinadeira acoplada a um micro trator, haja vista que o plantio foi realizado com espaço suficiente para que esta prática fosse possível. Após a colheita os grãos serão utilizados para o trato de animais e para a multiplicação, mantendo assim a variedade disponível para o repasse de sementes.
A lavoura é a primeira com milho crioulo fomentada pelo projeto de Agroecologia da Coopertec, e servirá de base para construção de conhecimento acerca de formas de plantio e manejo de lavouras com baixo ou nenhum uso de agrotóxico. O cultivo será acompanhado pela equipe técnica do projeto que prestará assistência durante o ciclo de produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail