Ouvidoria 0800-642-4800

08 de Janeiro 2018 BNDES e Cresol Confederação realizam agenda para tratar DIR e Crédito Agrícola

O Grupo de Trabalho do Crédito da Cresol Confederação realizou nesta quarta-feira, 20 de dezembro, uma agenda via videoconferência com representantes do BNDES para tratar questões operacionais dos Depósitos Interfinanceiros Vinculados ao Crédito Rural (DIR) para que a Cresol possa iniciar a operacionalização do mesmo. Na oportunidade, também tratou-se sobre o atual e o novo plano safra e ainda sobre o Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred). Participaram da agenda diretores e coordenadores de crédito agrícola das centrais integrantes à Cresol Confederação, bem como o Diretor-Presidente e o Diretor Administrativo da Cresol Confederação, Cledir Magri e Jonas Alberto Klein, respectivamente, e ainda o assessor da instituição João Luiz Guadagnin. Pelo BNDES participou o Chefe do Departamento, Carlos Alberto Vianna Costa; e da Gerência de Relacionamento Institucional Tiago L. Cabral Peroba e Cristiane Yaika Takaoka Marques, ambos do Departamento de Relacionamento Institucional e Gestão do Crédito Rural.

O foco da agenda foi socializar informações sobre o operacional do DIR, tendo em vista que com a aprovação do Conselho Monetário Nacional, por meio da Resolução nº 4.614, de 30/11/2017, foi reduzido o percentual de direcionamento para aplicação em crédito rural dos recursos captados por meio da Poupança Rural e elevado o percentual de recursos livres para as instituições que operam essa fonte de recursos. Com tal permissão, as Centrais Cresol passaram a poder acessar recursos do DIR junto ao BNDES.
Magri avalia que a agenda foi positiva porque está avançando de forma significativa nas tratativas para operacionalizar DIR com o BNDES. “Seguramente trata-se de mais um grande avanço que estamos conseguindo para as nossas cooperativas. Além disso, a reunião permitiu avaliar o andamento do atual plano safra e iniciar a elaboração das propostas por parte da Cresol Confederação para o próximo ano, visando garantir recursos para os associados", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail