Ouvidoria 0800-642-4800

04 de Dezembro 2017 Associado investe em irrigação para garantir produção de pastagem

Para que a falta de chuva não afete a produção de leite, o associado da Cresol Rio Fortuna, Fábio Westphal, decidiu investir em irrigação para a pastagem. O agricultor, da comunidade de Rio Claro, interior de Rio Fortuna, trabalha na bovinocultura de leite com a esposa, Cláudia, os pais e um irmão.
A orientação para implantar o sistema de irrigação veio dos técnicos da Epagri, que fazem acompanhamento mensal na propriedade da família. “Nossa área de terra é pequena. Investimos alto em genética e em pastagens de alta produção. A seca poderia acabar com tudo”, destaca o agricultor. No inverno deste ano, em decorrência da estiagem, a produção de aveia já foi menor que a do mesmo período em 2016.
O sistema de irrigação foi instalado há cerca de um mês. “Como a chuva veio regular, não percebemos ainda tanta diferença”, conta o agricultor. “Eu digo que irrigação é que nem um seguro: melhor ter e não precisar usar”, opina. O sistema, que é móvel, cobre 20 dos 45 piquetes da propriedade. O produtor não descarta a possibilidade de, no futuro, implantá-lo em toda a área destinada à pastagem.
Associado da Cresol há 11 anos, Fábio conta que a família não teria condições de fazer o investimento se fosse preciso pagá-lo à vista. “Assim podemos quitá-lo em oito anos e sem juros”, comenta, referindo-se ao caso específico do financiamento dele. Westphal tem outros dois Pronafs pela Cooperativa: de um trator e de implementos. “A Cresol já é parceira de muitos anos. Ali eles te atendem bem, independente do valor do financiamento”, destaca. Para ele, se fosse num banco, o projeto teria sido “engavetado” por causa do baixo valor, R$ 15 mil de empréstimo. “Na Cresol eles nem olham o valor. É atendido quem chega primeiro, não importa o projeto”, acrescenta. Outra vantagem da Cooperativa, para o associado, é o fato de terem um funcionário para elaborar os projetos do Pronaf. “No meu caso, o projeto foi feito pela Epagri, mas a Cresol teria um técnico para elaborá-lo se fosse preciso”, conta Westphal. Se fosse procurar um banco, o agricultor diz que ainda teria que contratar um técnico para fazer o projeto. 
A Cresol oferece aos associados linhas de financiamentos pelo Pronaf para investimento e custeio. Os juros variam conforme a finalidade do empréstimo. O prazo para pagamento, no Pronaf Investimento, é de até dez anos. Já no custeio é até um ano. Para mais informações sobre as linhas disponíveis no Pronaf, entre em contato com a Cresol mais perto de você. Em Rio Fortuna o telefone é (48) 3653-1342. Já em Grão-Pará o número é 3652-1255.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail