Ouvidoria 0800-642-4800

08 de Junho 2017 Cresol Jacutinga comemora 19 anos de constituição

A Cresol Jacutinga irá comemora 19 anos de constituição nesta sexta-feira (09/06). A história da mesma está ligada ao contexto dos anos 1990, com toda mobilização dos movimentos sociais e sindicais por melhorias nas condições de vida dos agricultores familiares e a busca de crédito subsidiado para custeio e investimento. Aliado a isso, era um momento no qual as instituições financeiras públicas e privadas não atendiam a grande fatia de pequenos agricultores, surgindo a necessidade de constituir as cooperativas de crédito voltadas exclusivamente a atender essa demanda, dando condições de tornar essas famílias sujeitos reconhecidos perante o Sistema Financeiro. “E que além de acessarem as linhas de crédito oficial, pudessem ter uma instituição financeira parceira, permitindo aos seus associados depositar suas economias e da mesma forma os que demandassem de crédito também pudessem na Cresol atender as suas necessidades, com mais agilidade e menos burocracia, fazendo e possibilitando de que o dinheiro circulasse localmente e proporcionasse desenvolvimento local. Tivemos parcerias importantes naquele momento e que até hoje continuam apostando num cooperativismo de Crédito Solidário”, enfatiza a equipe da Cresol Jacutinga.
No ato da constituição participaram 21 pessoas, sendo que atualmente após o processo de incorporação da Cresol Quarta Colônia, a Cresol Jacutinga conta com 5.613 associados, abrangendo os municípios de Campinas do Sul, Ponte Preta, Cruzaltense, Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno,  Agudo e a sede Jacutinga. Hoje a Cooperativa tem um bom fluxo em operações de custeio agrícola e pecuário, sendo as operações mais procuradas.
O diretor-presidente da Cresol Jacutinga, Ariel Loureiro da Silva, avalia os 19 anos da Cooperativa, salientando as dificuldades iniciais de estrutura física e tecnológica, bem como situação financeira. “Isso dificultava os trabalhos e o atendimento aos primeiros associados, mas com o decorrer dos anos a Cooperativa começou a criar corpo e se estruturar na parte financeira, com a entrada de depósitos e a contínua demanda de crédito, tendo como carro chefe linhas de crédito do Pronaf”, comenta. “Assim a Cresol Jacutinga foi se desenvolvendo e se fortalecendo cada vez mais, passando confiabilidade aos seus associados. Hoje podemos dizer que somos uma Cooperativa forte e sólida. Continuamos melhorando e aperfeiçoando nas linhas de crédito e nossos produtos e serviços para atender a demanda de nossos associados”, enfatiza o diretor-presidente.
Segundo ele, os desafios são sempre grandes e contínuos, pois quanto mais a Cooperativa cresce, suas demandas vêm crescendo junto. “Um de nossos desafios para os próximos anos é o de trabalhar a fidelização do associado com a Cooperativa. Mas temos outros desafios. Vivemos um momento delicado quanto ao cenário político nacional e isso nos desafia a pensarmos estratégias para podermos enfrentar crises e problemas que podem afetar nossos associados”, destaca o diretor. Ele ainda menciona a  formação do quadro diretivo, colaboradores e associados para os mesmos começarem a serem atores no processo de construção do verdadeiro cooperativismo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail