Ouvidoria 0800-642-4800

02 de Junho 2017 Cresol Guaraciaba comemora 15 anos de Cooperativa

Neste domingo (04/06) a Cresol Guaraciaba comemora 15 anos de Cooperativa, mas a história começou anteriormente. Em janeiro de 1999 uma equipe de agricultores familiares se reuniu na sala do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) para debater sobre a implantação de uma cooperativa de crédito na cidade de Guaraciaba. Neste ato, foram nomeados alguns agricultores para fazerem parte de uma comissão para buscar a criação da cooperativa para que fosse possível aproximar o agricultor familiar do crédito e assim tornar sonhos de uma propriedade mais bonita em realidade.
No mês seguinte, outra reunião decidiu pela criação de um Posto de Atendimento (PA) da Cresol Dionísio Cerqueira até que o PA se fortalecesse e mais tarde pudesse tornar-se sede no município de Guaraciaba. A partir desse momento os agricultores familiares que deram início a Cresol começaram a convidar novos sócios, aos poucos passaram a receber a conta do leite e assim iniciou o processo de divulgação dos produtos e da Cooperativa.
Em março de 2002, diretores e associados se reuniram para discutir sobre deixar de ser PA e tornar-se sede, sendo que a partir de então começaram buscas mais intensas de novos sócios para fortalecer a Cooperativa e futuramente tornar-se independente. Após reuniões, debates e comprovações de resultados no dia 04 de junho de 2002 foi oficializada a Cresol Guaraciaba como Cooperativa independente. A partir dessa data ela deixava de ser Posto de Dionísio Cerqueira e passava a ser Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Guaraciaba.
Segundo o diretor-presidente, Jair Spinelli, esses 15 anos de Cooperativa foram de crescimento e fortalecimento. “Pois o objetivo inicial era intermediar a linha de crédito do Pronaf para os pequenos agricultores familiares, que até então eram excluídos. Muitas foram as dificuldades enfrentadas para que com o pequeno capital acumulado buscássemos recursos para ser emprestado aos agricultores, porém no decorrer dos anos, diversos agricultores acreditaram na cooperativa sendo que estamos completando 15 anos de uma cooperativa fortalecida e sólida", assinala Spinelli.
O diretor-presidente também comenta sobre desafios enfrentados. "Algo que ficou marcante para nós e para o município de Guaraciaba/SC foi no ano de 2009, onde parte do município foi atingido por um tornado. Acredito que foi o maior desafio enfrentado, em ver sonhos construídos desabados e saber que mesmo assim você ter de exercer o papel quanto cooperativa pelo lado da razão e não da emoção", lembra Spinelli.
A Cresol Guaraciaba iniciou com 20 sócios, ampliando para aproximadamente 2.400 associados na atualidade. Esses são moradores dos municípios de Guaraciaba, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Paraiso, Barra Bonita, Descanso, Iporã do Oeste, Belmonte, Tunápolis, Santa Helena, Itapiranga, São João do Oeste, Bandeirante, Mondai e Anchieta, municípios em que a Cooperativa possui abrangência. Por Guaraciaba atualmente ser uma das maiores bacias leiteiras de Santa Catarina o produto carro chefe da Cooperativa é o Pronaf Custeio Pecuário.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail