Ouvidoria 0800-642-4800

25 de Maio 2017 Cresol Coronel Freitas realiza Seminário de Desenvolvimento Sustentável

O 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável de Coronel Freitas e Região será realizado no dia 05 de junho de 2017 no Salão Paroquial do município. O evento está sendo organizado pela Cresol Coronel Freitas com apoio da Epagri Ciram, Prefeitura Municipal, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Sintraf, Associação Empresarial de Coronel Freitas (AECF), Paróquia São José e Gráfica Nova Visão. Já estão confirmadas 350 pessoas para o evento.
Segundo o diretor-presidente da Cresol Coronel Freitas, Roberto Cordazzo, a expectativa é estabelecer um espaço de reflexão e debate sobre o desenvolvimento sustentável do município. Estabelecer uma relação com instituições locais e regionais para que se crie esse espaço. “Queremos que as pessoas reflitam, sintam-se estimuladas a adotar tecnologias sustentáveis, energias renováveis, reflitam sobre os efeitos do aquecimento global e as consequências para a economia, meio ambiente, saúde e sociedade. Além disso, pretendemos chamar a atenção sobre as nossas práticas de produção, para que as pessoas se deem conta que estamos produzindo alimentos com agrotóxicos e isso tem consequências.  Então alertar para a necessidade de mudar o Sistema de produção”, finaliza Cordazzo.
Programação
A programação iniciará a partir das 8h30, sendo que o primeiro painel será às 10h com o tema “Aquecimento Global e os efeitos na Economia Local”, com o engenheiro agrônomo, PHD Angelo Mendes Massignam e o engenheiro agrônomo, doutor Éverton Blainski, ambos da Epagri/Ciram de Florianópolis. Na sequência, às 12h, uma novidade para o almoço: a 1ª feijoada orgânica.
No preparo da feijoada serão utilizados produtos sem uso de agrotóxicos, não transgênicos, produzidos por agricultores familiares sócios da Cresol. A ideia da feijoada orgânica foi em função do tema do seminário. “Não teria lógica abordarmos o desenvolvimento sustentável e não apresentarmos uma alimentação saudável, condizente com o tema. Optamos pela feijoada, por ser uma característica da cultura regional, saudável, e com os produtos dos agricultores associados”, destaca Cordazzo. O suco que será servido também será orgânico.
Já pela parte da tarde, às 13h30, ocorrerá o segundo painel  com o tema “Energias Renováveis”, tendo como palestrante o diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis com Ênfase em Biogás (Cibiogás) Rafael Hernando Aguiar Gonzales, engenheiro ambiental. Além disso, haverá relatos de experiências locais sobre utilização de energias renováveis.
A partir das 14h30 o terceiro painel abordará o tema “Efeito dos Agrotóxicos na saúde humana e a importância de uma alimentação saudável. Com Vanderleia Laudete Pulga, doutora em Educação em Saúde pela UFRS/2014, mestre em Educação Cultura Popular e Saúde pela UPF/2003 e graduada em filosofia pela UPF/2000 (UFFS/Passo Fundo RS).  Após haverá também relatos de experiências locais sobre produção orgânica.
A atividade irá reunir alunos universitários, de Ensino Médio, Ensino Fundamental, pessoas da área da Saúde, lideranças locais e regionais, bem como  associados da Cresol Coronel Freitas. Interessados em participar do evento deverão  confirmar a presença na Cresol Coronel Freitas ou pelo telefone 3347 – 1425.

 


.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Central SC/RS

Receba novidades por e-mail