Ouvidoria 0800-642-4800

Nossa História


Crédito, desenvolvimento e inclusão social

Dessa ideia nasce a Cresol. Um sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que surgiu com o objetivo de dar mais oportunidade aos produtores rurais.

Com sede em Chapecó - Santa Catarina, a Cresol Central SC/RS possui 32 cooperativas singulares afiliadas, 105 Postos de Atendimento (PA's) e 5 Bases Regionais de Serviços.

Local
Sede em Chapecó/SC
32
Cooperativas singulares Afiliadas
5
Bases Regionais de Serviços
105
Postos de Atendimento

Nossa Estrutura

Profissionais treinados para te atender com agilidade e respeito!

Nossa estrutura foi pensada para chegar até você com um atendimento diferenciado, com o respeito que nossos associados merecem.

Por isso a Cresol Central SC/RS atua em formato de rede, integrada às suas cooperativas singulares e bases regionais de serviços.

A Central é formada por uma equipe de colaboradores que além de oferecer suporte administrativo, financeiro e tecnológico às bases e singulares, realiza contatos políticos e sociais para proporcionar acessibilidade ao crédito. As bases regionais de serviços oferecem suporte administrativo e contábil unificado; e as cooperativas singulares são o elo entre o agricultor e o acesso ao crédito e a serviços financeiros.

900
Colaboradores e Diretores
500
Municípios Atendidos em RS e SC

Uma história de trabalho e dedicação!

Nem sempre o agricultor familiar teve reconhecimento, valorização e crédito para viabilizar as atividades necessárias. Motivados por essas dificuldades de acesso a políticas públicas e ao crédito necessário para continuar no campo, muitos agricultores se reuniram, organizaram-se e juntos foram às ruas reivindicar melhores condições de vida no campo. Foi assim que nasceu o Sistema Cresol Central, um Sistema de Cooperativas criado e coordenado por agricultores familiares, pessoas que sabem o quão importante é ter acesso ao crédito para investir na produção, para construir uma casa nova, pagar os estudos dos filhos, proporcionar qualidade de vida para toda a família e reconhecem também importância de ter o apoio de uma cooperativa que disponibiliza muito mais que crédito, mas sim apoio técnico e financeiro, de forma que as propriedades se tornem autossuficientes em produção, comercialização e gestão.

O Sistema Cresol surge, portanto, da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável. Até 1995, os agricultores organizavam-se através do Sindicalismo, Associativismo, Reforma Agrária, ONG's, Fundos de Crédito Rotativo, entre outros. Em 1996, a partir de visitas a experiências de Cooperativas isoladas localizadas em Quilombo, Seara e Curitibanos, surge no Sudoeste do Paraná um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, denominado Cresol. Em 1998 o Sistema Cresol se expande para os três estados do Sul e com 28 Cooperativas inicia-se a discussão da criação de três Bases Regionais.

Após alguns anos, em 2004, constitui-se a Cresol Central SC/RS que inicia suas atividades com 34 cooperativas filiadas, 24 mil sócios e quatro Bases Regionais. De 2004 a 2011, o Sistema Cresol Central registra um amplo processo de expansão com a criação de novas Cooperativas e Postos de Atendimento. Em 2014, oito novas cooperativas localizadas no Nordeste brasileiro, voltadas para agricultores familiares, filiam-se ao Sistema Cresol Central, a partir do Projeto de Desenvolvimento de Microfinanças e Inclusão Produtiva para o Combate à Extrema Pobreza Rural em Territórios da Cidadania, uma parceria da Cresol Central SC/RS com o BNDES.

Hoje, somos 32 Cooperativas Singulares localizadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas à Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec) formam um Sistema sólido.

Receba novidades por e-mail